A Biblioteca Municipal de Arraiolos foi inaugurada a 5 de Setembro de 1970, abrindo as suas portas com um funcionário apenas e um espólio documental de cerca de 3 500 volumes, reunidos numa única sala.
O facto é que a abertura de uma Biblioteca Municipal em Arraiolos foi um grande acontecimento pois, a partir desse momento, ficou ao dispor de todos o acesso gratuito à cultura, através dos livros e da leitura.
Com o decorrer do tempo e o aumento do acervo bibliográfico, a evolução e o crescimento deste serviço público levaram à ocupação de outras salas no mesmo edifício. No entanto, foi-se materializando a necessidade de um novo espaço físico que albergasse um fundo de cerca de 20 000 volumes e que, ao mesmo tempo, desse resposta à criação de novas valências.
Em resposta a esta necessidade, foram inauguradas as novas instalações da Biblioteca Municipal de Arraiolos, em 23 de Dezembro de 2001. O edifício escolhido e adaptado foi a antiga Casa do Capitão-Mor e da Mala-Posta, cuja fundação data do Século XVIII.
As atuais instalações permitiram uma requalificação dos serviços já disponibilizados no antigo edifício e possibilitaram a criação de novas valências, atribuídas às bibliotecas através do Manifesto da UNESCO sobre Bibliotecas Públicas.
A nível cultural, são realizados no espaço da Biblioteca eventos tão variados como Feiras do Livro, Exposições Temáticas, Encontros com Autores, Sessões de Contos, Sessões de Poesia, Oficinas e Apresentações de Livros. Abrangendo todos os públicos, desde a mais tenra idade ao público sénior. Para este último, realiza-se também o Projeto de Leitura “Histórias Contadas, Vidas Partilhadas”, inserido no Programa Viver Sénior.
Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência neste website. Clique aqui para consultar a Política de Privacidade e Segurança aceitar e continuar